Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão

Seminário debate reforma previdenciária e planejamento financeiro

Data de publicação: 17 de novembro de 2022
Fotos: Comunicação IPC
Créditos: Alcione Coutinho

/uploads/noticia/6053/media_7x_cbU1qnrVEeOOYqSjFoJLdbuPHTtK0.jpg

A manhã da quinta-feira, 17, foi de aprendizado para as pessoas que atenderam ao convite do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC) para assistir ao Seminário "Relevância dos Aspectos Previdenciários e Financeiros para o Servidor". O evento aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande.

De forma didática, clara e coesa as palestrantes Priscila Navarro Rubio, sócia fundadora da Grid Investimentos; e  Mariana do Nascimento Gonçalves de Freitas, diretora-técnica do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) passaram informações relevantes ao público sobre finanças e previdência, respectivamente.

Priscila Navarro ensinou à plateia os caminhos para quem desejar guardar dinheiro e realizar aplicações bancárias com vistas a garantir o futuro com um bom rendimento. Porém, antes disso, ela explicou sobre a importância de manter as contas em dia e o que deve ser feito para não acumular dívidas.

"Três itens são essenciais para uma vida financeira saudável: paciência, tempo e disciplina. Pois, a riqueza não tem a ver com o que você gasta, mas, com o que você acumula. A riqueza está diretamente ligada ao estilo de vida, trabalho duro, perseverança e planejamento. Para ter uma reserva financeira, não importa quanto você ganha, mas, o seu compromisso de poupar uma parte deste dinheiro". ressaltou Priscilla Navarro.

Como é difícil entender o mercado financeiro e suas variações, ela deu a dica para quem tem dinheiro guardado no banco: "converse com seu gerente e procure saber qual é o seu perfil (conservador, moderado ou arrojado) para que ele possa te aconselhar a buscar o melhor rendimento", afirmou.
Na segunda palestra, a diretora-técnica do IPAJM explanou ao público sobre a reforma previdenciária. Mariana Freitas usou como base a reestruturação da legislação previdenciária do Estado e os caminhos que foram percorridos para chegar ao cenário atual.

"Seguimos o modelo da união no que se refere aos parâmetros gerais. Com relação às especificidades, foram tratadas por lei complementar", explicou Mariana. Segundo ela, foram promovidas muitas alterações que, nem sempre agradaram os servidores. Porém, houve um trabalho muito grande de esclarecimento para que todos entendessem as novas regras.

Ao fim do seminário, a diretora-presidente do IPC, Juliana de Lima Silva Rodrigues agradeceu às palestrantes pelo compartilhamento de informações tão relevantes e encerrou os trabalho. Também participaram desse encontro a diretora administrativo-financeira, Eliane Santana Tavares e o diretor técnico previdenciário, Paulo Lopes de Rezende Neto.

Manifestações e solicitação de informações, utilize nossa ouvidoria.

Perícia Médica

servidor deverá obrigatoriamente providenciar documentos para inspeção de perícia médica.