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Perguntas e Respostas



Gerais

O IPC é responsável pela concessão, fixação de proventos, pagamento e manutenção dos benefícios previdenciários aos segurados do Regime Próprio de Previdência do Município de Cariacica. Incluem-se ainda outras competências e finalidades: a concessão de licença para tratamento da própria saúde, de licença por acidente em serviço ou doença profissional, de licença de gestação e lactação; a inspeção para ingresso no serviço público dos servidores estatutários efetivos; a realização de perícia médica para a concessão de aposentadoria por invalidez, bem como sua reavaliação, na forma da Lei Complementar 28/2009; a realização de eventos, palestras, cursos e oficinas em prol dos segurados do IPC, mediante a implementação de programas de pré e pós-aposentadoria; e a emissão de Certidão de Tempo de Contribuição dos servidores efetivos do município de Cariacica, vinculados a este Regime Próprio de Previdência.

A missão do Instituto é conceder e gerir os benefícios previdenciários com qualidade, respeito e responsabilidade, fornecer informações e soluções adequadas, bem como atuar na promoção da melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e servidores da municipalidade. Desse modo, o IPC busca ser um exemplo de excelência dentre os Institutos de Previdência na gestão dos benefícios previdenciários, com a prestação de um serviço de qualidade em uma estrutura física apropriada e totalmente informatizada, além de oferecer condições que proporcionem a valorização dos seus servidores, bem como dos beneficiários. Para nortear suas ações, o Instituto tem como valores: comprometimento e responsabilidade; companheirismo; ética; justiça; respeito ao próximo; moralidade; igualdade; dignidade; legalidade; impessoalidade; eficiência; humanismo; profissionalismo e confiabilidade.

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Sim. Ela pode ser encontrada neste link.

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A Certidão é um documento que comprova o tempo de contribuição previdenciária e é utilizada para fins de cálculo de aposentadoria. Somente ex-servidores que contribuíram para o Instituto podem solicitá-la. Para informações mais detalhadas a respeito do assunto, basta entrar em contato com o setor de Protocolo/Atendimento do IPC, por meio do telefone (27) 3396-7544.

Para requerê-la, o servidor deverá comparecer ao setor de Protocolo/Atendimento do IPC, munido dos seguintes documentos: cópia do processo de averbação (caso tenha); cópia simples e original do CPF; cópia simples e original da Carteira de Identidade; cópia simples e original da Certidão de Casamento/Nascimento ou união estável; Declaração de Tempo de Serviço (regência em sala de aula expedida pela Seme) somente para aposentadoria especial; cópia do contracheque (atualizado/do mês); comprovante de residência atualizado; comprovante de dados bancários (ex: cartão bancário, que vem com agência e número da conta) e Título de Eleitor.

Por meio do recadastramento, o IPC atualiza os cadastros de seus beneficiários e, assim, consegue avaliar se os benefícios estão sendo pagos a quem é de direito, identificar beneficiários falecidos e desenvolver uma comunicação mais eficiente com seu público, seja por telefone, e-mail, site ou redes sociais. Ele deve ser feito em dia útil no mês de aniversário. A documentação necessária para realizá-lo encontra-se neste link.




Portal do Segurado

Ele fica localizado logo abaixo das notícias em destaque.

O login é o número do seu CPF sem pontos e sem traço. Já a senha é sua data de nascimento completa sem as barras.

No canto superior direito do Portal do Segurado, há um desenho de uma chave. Clique nela. Na próxima tela, digite a senha que você deseja nos campos ‘Nova senha’ e ‘Confirmar senha’. Logo abaixo, no campo ‘Pergunta secreta’, digite uma pergunta que faça com que você se lembre da senha. Já no campo ‘Resposta secreta’, digite uma resposta que te ajude a se lembrar da senha. Após realizar esses passos, clique no botão ‘Alterar’, localizado abaixo desses campos.

No menu à esquerda do Portal do Segurado, há uma opção chamada ‘Serviços’. Clique nela e, em seguida, clique em ‘Contracheque’. Na primeira setinha, selecione sua matrícula; na segunda, o mês do contracheque desejado; e, na terceira, a data de pagamento. Após realizar esses passos, clique em ‘Emitir Contracheque’. Caso queira baixar o holerite, clique lá em cima no segundo ícone da esquerda para a direita: uma setinha apontando para baixo. Se precisar imprimir o contracheque, clique no desenho da impressora (terceiro ícone da esquerda para a direita).

É um documento que reúne as informações de todos os contracheques de um determinado ano, ou seja, é um resumo financeiro anual do que você ganhou. Dessa forma, não será necessário acessar contracheque por contracheque para visualizar vencimentos ou mesmo deduções decorrentes de empréstimos consignados.

No menu à esquerda do Portal do Segurado, há uma opção chamada ‘Serviços’. Clique nela e, em seguida, clique em ‘Ficha financeira’. Clique na setinha localizada ao lado direito de ‘Matrícula’ e selecione a matrícula desejada. Logo abaixo, há um campo chamado ‘Ano de Referência entre’. No primeiro quadradinho à direita desse campo, digite o ano da ficha financeira desejada. Após realizar esses passos, clique no botão ‘Gerar’, localizado à direita da tela. Obs: Por enquanto, o sistema só permite gerar informações ano a ano.

As dúvidas poderão ser esclarecidas com o setor de Protocolo/Atendimento, por meio do telefone (27) 3396-7544 ou pelo e-mail [email protected]




Agendamento de Perícia Online

A ferramenta irá agilizar processos e trazer mais comodidade aos beneficiários. Com o agendamento online, servidores aposentados por invalidez, da ativa, efetivos ou contratados que estão ingressando na Prefeitura não precisarão mais ligar ou comparecer ao IPC para agendarem, cancelarem ou remarcarem suas perícias.

Para acessar a ferramenta, o segurado deve clicar no botão ‘Agendamento de Perícia Médica’, localizado abaixo das notícias em destaque e, na tela seguinte, clicar em 'Agendamento de Perícia'. Desse modo, irão aparecer dois ícones: ‘Agendamento de Licença’ e ‘Exame Admissional’.

Quem é servidor efetivo na Prefeitura de Cariacica. O segurado deve clicar na opção e, em seguida, digitar no login o CPF (sem pontos e sem traço) e na senha a data de nascimento completa (sem as barras). 

Somente os candidatos convocados em processo seletivo ou concurso público. Após clicar na opção ‘Exame Admissional’, o candidato deve preencher um pequeno cadastro e clicar no botão ‘Continuar’. O sistema irá solicitar a confirmação dos dados. Basta agora clicar em 'OK' e agendar a perícia.

Caso necessite atualizar telefone ou e-mail, o segurado deve, primeiramente, clicar em 'Dados para contato', digitar as informações e clicar em 'Atualizar Contato'. Para marcar a perícia, basta agora selecionar a data em 'Data do Agendamento', o horário em 'Horários Disponíveis' e o tipo de licença em 'Motivo Inclusão'. Depois, é só clicar no botão 'Agendar Perícia'. Ao realizar essa operação, será gerado um requerimento em PDF, que poderá ser salvo ou impresso. Caso o requerimento não apareça na tela, o servidor ou candidato deverá checar se a função pop-up do navegador está bloqueada. É bom lembrar que o atendimento no IPC é por ordem de chegada, com distribuição de senha.


Ouvidoria

Manifestações e solicitação de informações, utilize nossa ouvidoria.

Perícia Médica

servidor deverá obrigatoriamente providenciar documentos para inspeção de perícia médica.

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